Pequenos empreendedores terão ações de apoio anunciadas pelo Governo federal

Uma série de medidas que apoiam as micro e pequenas empresas, foram lançadas pelo governo federal no mês outubro deste ano. A reformulação do Portal do Empreendedor está entre as mudanças, que permite o cadastro, alteração e baixa dos Microempreendedores Individuais. São dois milhões de acessos que a página soma por mês, e foi formulada pensando na facilitação da vida dos pequenos empresários.

O país conta com mais de sete milhões de Microempreendedores Individuais, de acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O governo incentiva os brasileiros a serem empreendedores o que faz com que empregos sejam gerados. Recentemente foi lançado o Plano Progredir, para as famílias mais vulneráveis, que estimula o empreendedorismo, qualificação e acesso às oportunidades de empregos. O Plano Progredir é voltado para as famílias do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, em especial as participantes do Bolsa Família.

O Progredir irá fazer as famílias mudarem de vida, destacou o presidente da República, Michel Temer. Ele ressalta que estamos celebrando a capacidade dos brasileiros em empreender. “O que nós estamos celebrando é a capacidade empreendedora do povo brasileiro. A pessoa pode sair do Bolsa Família e montar um pequeno empreendimento, ou seja, é um incentivo para que aumente o núcleo de micro e pequenos empreendedores”, destaca o presidente.

O Ministério do Desenvolvimento Social, será o responsável por executar o Progredir com a parceria de outras pastas da iniciativa privada. “A iniciativa traz um grande potencial para reduzir a pobreza”, ressalta o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. A expectativa é que nos próximos 24 meses, um milhão de famílias sejam emancipadas. Terra reforçou que quer que os beneficiários do Bolsa Família se tornem pequenos empresários e microempresários, com recursos que irão gerar empregos para muita gente. A comemoração não é somente das microempresas, mas sim o desenvolvimento do país como grande instrumento de redução da pobreza.

A previsão do Plano Progredir, é a oferta de três bilhões de reais por ano em microcrédito, através de parcerias com instituições financeiras no fortalecimento de pequenos negócios. Os bancos decidirão as linhas de créditos, e a estratégia contará com a assistência técnica de 1,7 milhão de autônomos em todo Brasil, além de incluir ações digitais, de educação e financeiras. São mais de um milhão de vagas ofertadas para cursos profissionalizantes.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *